21.1.11

Tipos de Necessidades





Independente de onde você esteja, por mais que as suas necessidades estejam atendidas, por incrível que pareça, ainda assim, você descobre que falta alguma coisa. É o tal do “sonho”, ou seja, aquela aspiração, aquele desejo.

De fato, muitos desses “sonhos” são frutos de um contexto cultural, social e econômico que lhe impõe determinados padrões tão fortes que, por mais que você resista a tal força, se torna impossível realizar um combate isoladamente. Imagine, então, vencer esse combate nessas circunstâncias.

Mas a verdade é que existem necessidades pessoais que, independente de qualquer coisa, elas estão ai. Até mesmo algumas que nem mesmo se sabe ao certo a o que atende. Mas todas passam a ser elementos de conquista para cada pessoa individualmente. No artigo O marketing cria necessidades? , esse assunto de necessidades foi abordado considerando as áreas humanas a serem atendidas.

Mas vale a pena conhecer esse outro enfoque. Olha só:

Necessidades reais: São aquelas mais comuns a todas as pessoas de uma forma geral. Por exemplo: Todo mundo quer um produto bom que, mesmo que seja cara, a sua manutenção seja bem baratinha, não é mesmo? Que tal um carro pintoso, potente, cheio de assessório, mas que consuma pouca gasolina, que suas peças de reposição sejam baratas e por ai a fora?

Necessidades declaradas: É a necessidade objetiva. Aquela que o sujeito chega batendo o martelo para garantir a praticidade sua solução. Então, se o cliente precisa de um carro que passe o dia rodando para cumprir com uma finalidade específica como a entregar e buscar pequenos pacotes, ele vai preferir um transporte econômico. Ao invés de um carro, melhor seria uma moto.

Necessidades não declaradas: são aquelas necessidades implícitas. Que devem fazer parte da negociação ou da relação. Imagine chegar para uma consulta com um médico e ele sem olhar para você, em cinco minutos lhe dá um diagnóstico. Ou então você chega para comprar um carro e os vendedores estão e ficam todos numa rodinha conversando. Nem precisa dizer que a atenção deles todos é fundamental para atender a sua necessidade, não é mesmo?

Necessidades secretas: É aquela que você esconde como algo fundamental para você, mas age no sentido de conquistar essa necessidade. Por exemplo: você se esforça para que as pessoas percebam que suas transações comerciais são sempre vantajosas. Na verdade, você quer ser visto como um consumidor ou empresário sagaz, inteligente.

Necessidades de algo mais: são aquelas que, apesar de o produto atender sua necessidade declarada, tenta incluir algo mais para se sentir satisfeito. Por exemplo: o cliente precisa de um transporte econômico, mas se vier com emplacamento grátis, ele realiza o negócio.

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